REFLEXÕES SOBRE A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL: UMA COMPARAÇÃO COM AS ESTRATÉGIAS DE ANSOFF, PORTER E HAX & WILDE <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v2i2.51</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2010.v2i2.51Resumo
No contexto da globalização, a competitividade tornou-se uma das grandes questões empresariais. Assim, o estudo sobre decisões estratégicas é importante para a empresa que decide ser competitiva, qualquer que seja o mercado de suas operações. Este artigo refere-se a uma reflexão sobre estratégias. Foram consideradas as estratégias do oceano azul de Kim e Mauborgne, a matriz de Ansoff, as estratégias genéricas de Porter e o modelo delta de Hax & Wilde. Procurou-se verificar as semelhanças e aproximações entre as quatro abordagens estratégicas. Para tanto foi realizada uma revisão abrangente da literatura, sobre o tema estratégia, utilizando-se o método de leitura científica das abordagens. Assim, pretendeu elaborar uma matriz comparativa das estratégias analisadas, de forma a discutir as tipologias para formulação de estratégias, sendo que esta matriz poderá ser utilizada em uma futura pesquisa de campo. Com a comparação, observou-se que são várias as abordagens possíveis na literatura e que cada uma delas possui determinada característica mais adequada a um tipo de empresa e ao ambiente de negócios em que está inserida. Este artigo pretende contribuir para que um maior conhecimento de técnicas administrativas possa auxiliar as empresas, representadas por seus executivos, no aprimoramento da tomada de decisões estratégicas. Desta forma, espera-se escolher a estratégia mais adequada de acordo com o ambiente competitivo relacionado com as operações da empresa.
Palavras-chave: Decisões estratégicas. Abordagens estratégicas. Matriz comparativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.