Avaliação de Competências em uma Instituição Hospitalar: A Visão de Avaliados e Avaliadores
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i1.157Palavras-chave:
Gestão por competências, avaliação de desempenho, avaliação de competências, instituição hospitalar.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a visão de avaliados e avaliadores a respeito do processo de avaliação de desempenho baseado em competências, de uma instituição hospitalar. A pesquisa possui natureza predominantemente qualitativa, cuja estratégia deu-se pelo estudo de caso. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das respostas obtidas no questionário, foi utilizado o tratamento estatístico descritivo dos dados. As entrevistas, por sua vez, foram interpretadas por meio da análise de discurso. Ambas as análises confluíram na triangulação de métodos de pesquisa. Foram evidenciados pontos fortes e oportunidades de melhoria nos processos de avaliação de desempenho executados pela organização. Além disso, discutiu-se o entendimento comum por parte dos usuários sobre seus significados e sobre a sua capacidade de aprimorar práticas atuais e que existem benefícios confiáveis e válidos na aplicação deste tipo de ferramenta. Destacou-se ainda a relevância da possibilidade de revisitar os processos de avaliação de forma a serem mais efetivos e condizentes com as expectativas organizacionais e individuais. Pretendeu-se com esta pesquisa contribuir para a afirmação da necessária aproximação da academia com a realidade de gestão, facilitando a conversação e refletindo benefícios para ambas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.