PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DO MERCADO RESSEGURADOR BRASILEIRO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i1.71</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.71Resumo
Em 2008, a resolução 168 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) permitiu aos resseguradores internacionais solicitarem à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) autorização para operar no Brasil. Isso acarretou mudanças no setor de seguros e resseguros. Pode-se observar uma carência de estudos que avaliem efetivamente o crescimento do mercado ressegurador, desde sua abertura efetiva, levando em consideração os fatores macroeconômicos e reserva de mercado. Este estudo tem como função avaliar o tamanho do mercado ressegurador, analisando: principais ramos de negócio que cedem resseguro, concentração do mercado, participação no PIB e expectativas de crescimento futuro. O principal objetivo desse trabalho é fornecer subsídios para empresas atuantes no segmento de ressegurador à possibilidade de identificar as potencialidades do mercado, entender sua complexidade, seus principais competidores e possíveis nichos de atuação. Além de fornecer aos atuais e novos resseguradores um panorama das dificuldades existentes no mercado e de posicionamento estratégico que a empresa precisa adotar de forma atuar com mais eficiência no setor de resseguros. Para atingir tais objetivos é analisado o mercado de resseguradores, com suas especificidades, além de propor métodos, como passos para definir o posicionamento estratégico do mercado e um gráfico “Matrizes Importância Vs. Desempenho”. Existe uma potencialidade de negócios disponível para o mercado securitário que ainda não é atendido pelo mercado. Apesar das dificuldades iniciais para as empresas que atuam no setor, o mercado vem demonstrando o seu potencial de crescimento futuro desde a abertura efetiva, o que acaba por atrair resseguradores, tornando o mercado altamente competitivo.
Palavras-chave: Resseguros. Seguros. Perspectiva de Crescimento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.