PROSPECCÇÕES SOBRE EXPECTATIVAS E ALTERNATIVAS PARA O FUTURO DO TRABALHO EXECUTIVO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v4i1.106</strong>
English Version (English)
Portuguese Version

Como Citar

Degani, D., & Ribeiro, F. de O. F. (2012). PROSPECCÇÕES SOBRE EXPECTATIVAS E ALTERNATIVAS PARA O FUTURO DO TRABALHO EXECUTIVO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v4i1.106</strong>. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 4(1), 61–91. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2012.v4i1.106

Resumo

Muitas mudanças culturais e comportamentais ocorreram na sociedade nos últimos anos, porém com pouco reflexo nas relações de trabalho corporativas. Apesar da grande evolução tecnológica, trabalha-se majoritariamente nos mesmos moldes de um século atrás. Este estudo realiza prospecções sobre expectativas e alternativas para o futuro do trabalho executivo e tem como objetivo avaliar os benefícios e pré-requisitos para adoção de relações diferenciadas de trabalho a fim de conciliar interesses dos profissionais, das organizações e da sociedade. Os métodos utilizados foram uma pesquisa quantitativa com executivos e entrevistas em profundidade com especialistas. As principais conclusões a que se chegou foram de que o trabalho executivo vai sofrer profundas alterações em um futuro breve, tendo como principal diferença a flexibilização dos horários e locais para o trabalho, gerando maior autonomia e exigindo de profissionais e empresas um novo patamar de automotivação, disciplina, capacidade de comunicação em meios não presenciais, clareza de propósito e valores. Esta transformação será gradual e as empresas que se adiantarem na adoção de processos e competências que suportem relações diferenciadas obterão vantagem competitiva.
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2012.v4i1.106
English Version (English)
Portuguese Version

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

 

Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.