ANÁLISE MORFOLÓGICA DA INTRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO TRÁFEGO URBANO DE SÃO PAULO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i1.66</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.66Resumo
Substancialmente tem aumentado as pressões de organismos internacionais e regulamentações governamentais no sentido de redução da dependência de combustíveis fósseis e de emissões poluentes provenientes dos transportes. Para responder a esses desafios, a indústria automobilística investe vultosos recursos em pesquisa e desenvolvimento em um vasto portfólio de novas tecnologias relacionadas à propulsão veicular. Das alternativas em desenvolvimento, os veículos elétricos, especificamente, têm recebido crescentemente atenção, tanto no Brasil quanto no exterior. O presente estudo pretende contribuir para a construção de cenários futuros em 2020 relacionados à introdução de veículos elétricos no tráfego urbano de São Paulo, parte integrante de projeto de pesquisa CNPq/FINEP, em desenvolvimento na Universidade de São Paulo - USP/FEA), coordenado pelo Prof. James T. C. Wright. Por facilitar a estruturação das complexidades tecnológicas e gerenciais do problema proposto, o método de Análise Morfológica foi utilizado, visando identificar as variáveis e relações críticas para a prospecção dos cenários. As variáveis que influenciam um sistema de transporte urbano foram estruturadas em quatro grupos lógicos: escopo do uso, arquitetura estrutural e sistema de propulsão do veículo, infraestrutura viária e de fornecimento/recarga de energia, modelo de negócio; esses grupos, por sua vez, foram decompostos em distintos níveis, originando outras variáveis. Na sequência, foram geradas formas alternativas que as variáveis selecionadas poderiam assumir. A matriz multidimensional resultante desse conjunto de possibilidades combinatórias passou, então, por criteriosa análise de viabilidade e consistência, a fim de se identificar as configurações básicas de maior interesse para o esforço de prospecção dos cenários.
Palavras-chave: Cenários prospectivos. Análise morfológica. Veículos elétricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.