A Reestruturação do Setor de Compras da UNB: a Implantação de uma Nova Estrutura de Compras, Visando a Melhoria dos Processos, a Redução das Compras Diretas e a Otimização dos Recursos Públicos.

Jeremias Pereira da Silva Arraes

Abstract


O Presente Trabalho Trata-se de hum relato tecnológico Referente à Reestruturação do Setor de Compras da FUB, desde SUAS Competências Até um Implantação de Uma Nova Estrutura, com Elaboração de Metas e prioridades visando à otimização das compras ea economicidade dos gastos da Universidade de Brasília Exercícios Para os de 2011, 2012 e 2013. O Processo de otimização das compras da UnB foi Iniciado em fevereiro de 2011, com a Reestruturação do Sistema de compras ea Criação de uma nova Diretoria, contemplando also uma alteração da Estrutura, o Quantitativo de Servidores ea Elaboração de Normas internas.Destacaram-se nessa nova Estrutura: A Redução de compras POR dispensa de licitação; Aumento em Disponibilidade de Atas de Registro de Preço; Redução das Licitações na Modalidade "Carta Convite"; Aumento das Licitações Pela Modalidade "Pregão Eletrônico"; Lançamento do "Programa Estratégico Compra Fácil UnB"; Implantação da Agenda de Compras; Capacitação dos Servidores e Elaboração de Normas Internas. 


Keywords


UnB/FUB; Reestruturação de Compras; Licitações.

References


BEER, Mike (org.). Gerenciando a mudança e transição. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil

BRASIL. Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

BRESSER PEREIRRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado para a cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Ed.34; Brasília: ENAP, 1998.

DENHARDT, Robert. (1993) The Pursuit of Significance Belmont, Calif; Wadsworth.

DENHARDT, Robert B. Teorias da administração pública. Tradução técnica e glossário Francisco G. Heidemann. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

ESTRADA, Rolando Juan Soliz; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Eficiência e eficácia da gestão estratégica: do planejamento estratégico à mudança organizacional. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 147-178, set./dez. 2007.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacob. Vade-Mecum de Licitações e Contratos 3. Ed. Belo Horizonte: Fórum, 2006.

FISCHER, Rosa Maria. Mudança e transformação organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p. 147-163.

LIMA, Suzana Maria Valle, BRESSAN, Cyndia Laura (Org.). Mudança Organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

SILVA, José Roberto Gomes da; VERGARA, Sylvia Constant. Análise Comparativa Acerca da Utilização de Desenhos na Pesquisa sobre a Criação de Sentido da Mudança Organizacional. Organizações & Sociedade, Salvador, BA, v. 9, n. 23, p. 159-169,2002.

VERGARA, Sylvia Constant. Sugestão para estruturação de um projeto de pesquisa. Caderno de Pesquisa. Rio de Janeiro: EBAP/FGV nº 2, 1991.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 2ª Edição, São Paulo, Atlas, 1998.

________. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Brasília: MARE, 1995.




DOI: https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.293

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Comments on this article

View all comments




Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Future Stud. Res. J. e-ISSN: 2175-5825

Mailing Address: Avenida das Nações Unidas, 7221 - CEP 05425-070 - Pinheiros - São Paulo/SP - Brasil

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.