Editorial - [FSRJ]Future Studies Research Journal - V6N2

Authors

  • Renata Giovinazzo Spers FIA
  • James Terence Coulter Wright FIA

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i2.186

Abstract

Com satisfação apresentamos a nova edição da Future, a segunda de 2014, com oito artigos que envolvem estudos do futuro, estratégia, marketing e sustentabilidade.

 

Os autores Guilherme Akio Koga, Emerson Antonio Maccari, Claudia Terezinha kniess, Mauro Silva Ruiz abordam o comportamento do usuário em relação ao descarte e reciclagem de aparelhos celulares no estado de São Paulo. No estudo, os autores investigam qual o destino dado para os aparelhos celulares ao final de sua vida útil. Para isso realizaram um diagnóstico sobre algumas das práticas de logística reversa pós-consumo já existentes no mercado de telefonia móvel no Brasil, além de realizarem uma pesquisa exploratória quantitativa (survey) com foco nos respondentes do Estado de São Paulo.

 

Redes Sociais é o assunto explorado pelos autores Camila Leoni Nascimento, Graziela Grassi Jimenez e Marcos Cortez Campomar, cujo estudo objetivou avaliar as redes sociais como fonte de informação para a compra de bens ou serviços. No estudo aplicaram uma pesquisa de natureza exploratória, realizada por meio de entrevistas pessoais com aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas.

 

Luciano Augusto Toledo, Adriana Beatriz Madeira, Guilherme de Farias Shiraishi, Marcos Garber buscaram promover uma reflexão acerca da estruturação da ação de planejamento no âmbito do marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, apresentando o percurso teórico de aspectos inerentes ao planejamento de marketing. Dessa forma, o artigo foi propiciar insights críticos a respeito da necessidade de planejar as atividades de marketing.

 

O artigo “Coordenador gestor, coordenador pedagógico ou coordenador empreendedor: análise do perfil de coordenadores de curso em IES privada”. Foi realizado através de pesquisa bibliográfica, com finalidade de analisar informações relacionados a temática. A autora Mariana Augusta de Araújo Silva utilizou a abordagem de pesquisa quantitativa, numa pesquisa exploratória descritiva tendo como objeto de investigação o conjunto de coordenadores de curso das quatro unidades do Grupo Estácio/Natal.

 

A correta administração do portfólio de produtos é um dos modos fundamentais de sustentar-se competitivamente ante as constantes evoluções do mercado. O artigo “O contexto científico da gestão do portfólio de produtos para empresas de manufatura”, tem como objetivo identificar o contexto bibliométrico sobre da gestão do portfólio de produtos, em específico para aplicações focadas em empresas do setor manufatureiro, de modo a possibilitar a visualização de possíveis oportunidades para aprofundar futuras investigações sobre a temática. Para tanto, os autores Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior, Sabine Ritter de Paris, Edson Funke desenvolveram uma pesquisa teórico-conceitual, desde a definição primária da maneira com que o campo de estudo é explorado até a revisão bibliométrica do rol de publicações existentes.

 

Os autores Fernando A. Fleury, Marcos Vinícius Cardoso, Nuno Dias Fouto, Patrícia Vance, Rui Marques, investigaram a relação existente entre o envolvimento do torcedor com seu clube de futebol e a sua influência na compra de produtos oficiais das doze maiores marcas brasileiras de clubes de futebol, no artigo “O Impacto do estádio no consumo do torcedor: como a frequência no estádio impulsiona a demanda por produtos dos clubes”. Para a análise das preferências de compra do torcedor, foi aplicada a técnica de análise de correspondência.

 

O artigo “Perspectivas futuras do aquecimento residencial de água no Brasil: uma análise a partir da construção de cenários”. Neste estudo os autores Felipe de Albuquerque Sgarbi, Danielle Johann Guilherme, Taluia Croso, Alberto Fossa, Edmilson Moutinho dos Santos, Murilo Tadeu Werneck Fagá, discutiram estratégias e oportunidades para promover a racionalização do consumo dos recursos energéticos do país a partir da maior utilização de gases combustíveis para o aquecimento residencial de água.

 

Aprovado no Fast Track do Semead 2014, o artigo “Quantificação dos planos estratégicos por meio do orçamento empresarial: uma aplicação prática com métodos estocásticos” os autores Marino Luiz Eyerkaufer, Janaina Poffo Possamai, Mirian Buss Conçalves, apresentam neste estudo uma aplicação de métodos estocásticos em que o probabilismo se demonstra como alternativa de minimização das incertezas quanto à assertividade das estimativas.

 

Boa leitura!

James Terence Coulter Wright

Editor

Renata Giovinazzo Spers

Editora Adjunta

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-12-30

How to Cite

Spers, R. G., & Wright, J. T. C. (2014). Editorial - [FSRJ]Future Studies Research Journal - V6N2. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 6(2), 1–2. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i2.186

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>